ADMIRÁVEL MUNDO HISTÓRICO CULTURAL-2

Esta página é melhor visualizada em PCs e Tablets.

espaçoIgreja Velha R. Manoel Andrade, São Mateus – ES

Foto de Ana Clara Duarte Metri
Aluna do Curso de Engenharia Ambiental

Patrimônio histórico da cidade de São Mateus, localizado no estado do Espírito Santo, a Igreja Velha foi projetada para ser a maior igreja do município. Entretanto, a obra não foi finalizada em decorrência da falta de verba da administração municipal. Localizada no centro da cidade, a Igreja Velha é um dos principais cartões postais de São Mateus e também, de visitação turística.
espaço
Real Forte Príncipe da BeiraCosta Marques em Rondônia

Foto de Edvânia Neres Lino
Aluna do curso de Zootecnia

Esse forte foi construído na fronteira de Rondônia com a Bolívia para defender as terras durante a época de guerras entre Espanha e Portugal pelo território brasileiro. Hoje em dia é um bem patrimonial que recebe muitas visitas e guarda registros históricos das pessoas e exércitos que chegaram habitar o forte.
espaço
Igreja Matriz Catedral Santo Antônio

Foto de Débora Gonçalves Silva
Aluna do curso de Agronomia

A igreja matriz, dedicada a Santo Antônio, foi iniciada sob os cuidados do padre Antônio Mendes Santiago, no ano de 1746. É a mesma grande construção que se vê até hoje, feita de taipa e adobe com estrutura de vigas de aroeira. A ausência de torres é atribuída à influência dos povoadores paulistas, os mesmos que também povoaram Goiás, e que raramente incluíam campanários nas suas igrejas. Em 1929, a matriz passou a sediar uma prelazia carmelita, e, em 1962, com a criação de uma diocese para o local, essa igreja foi elevada ao status de catedral. Em 08/02/1755 Dom Francisco Xavier de Aranha, Bispo de Olinda, autorizou a criação da Freguesia de Santo Antônio da Manga do Paracatu, e, em 1798, o rei de Portugal erigiu o arraial em Vila de Paracatu do Príncipe. A Igreja Matriz de Paracatu tem características peculiares que a distinguem do restante da antiga capitania da arquitetura religiosa setecentista de Minas Gerais. É destituída de torres e é a única matriz existente em Minas que ostenta essa condição. As principais festas realizadas na igreja são: a de Santo Antônio, o padroeiro; Semana Santa e Corpus Christi. localizada em uma praça que serve para compor a beleza cênica da igreja e também para acolher a população da cidade e visitantes. A igreja é tombada pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
espaço
Parque das Águas e Balneário de Caxambu

Foto de Helena Carneiro Nora
Aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo

Parque turístico e patrimônio natural da cidade de Caxambu, em Minas Gerais. O local abriga o o Balneário Hidroterápico e uma enorme diversidade de águas, contendo 12 fontes de águas minerais medicinais.
espaço
Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Porto Firme, MG

Foto de Lenice Santana de Souza Fontes
Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, Paisagens e Cidadania

Esta Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, foi construída sob a liderança do Padre Raimundo Gonçalo Ferreira e a colaboração e o empenho da comunidade porto firmense, com doações e trabalho. Algumas datas marcantes desta edificação religiosa foram: 29/06/1945 – Benção da pedra fundamental realizada por Dom Daniel Tavares B. Neves, Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Mariana; 26/05/1947 – Início da obra, num período onde as estradas e os maquinários eram precários; 02/10/1951- Término da obra; 21/09/1952 – Benção realizada por Dom Helvécio Gomes de Oliveira, Arcebispo de Mariana; agosto/2012 à maio/2014 – Foi reformada, com colaboração da mesma comunidade; 23/05/2014- Sua dedicação foi renovada por Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo de Mariana; A inauguração desta igreja, na cidade de Porto Firme, MG, foi um grande marco e um fator de crescimento da cidade, especialmente nas suas proximidades, onde foram construídas as principais edificações públicas, como a sede da Prefeitura, da Câmara Municipal de Vereadores, Escolas, Postos de Saúde, entre outras. (Fonte: mural interno da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, Porto Firme, MG).
espaço
Museu da Inconfidência

Foto de Lucas Eduardo Realto da Silva
Aluno da Pós-Graduação em Fisiologia Vegetal

Em meados da década de 30, o presidente Getúlio Vargas determinou que os restos mortais dos participantes da Inconfidência degredados para a África fossem trazidos de volta ao Brasil. Os ossos que puderam ser exumados chegaram em 1937. Numa época em que o resgate da memória brasileira começava a se tornar prioridade tanto para governo quanto para intelectuais, o local para depósito daquelas relíquias só poderia ser Ouro Preto.
Ao ser esvaziado em 1938 o prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia de Vila Rica, que ultimamente funcionava como penitenciária estadual, um dos seus salões destinou-se para abrigar o Panteão dos Inconfidentes, que foi inaugurado no dia 21 de abril de 1942, data do transcurso do 150º aniversário daO novo Coreto da Praça Virgílio de Melo Franco, Bueno Brandão-MG, integra o projeto arquitetônico e paisagístico de revitalização desse local, coordenado pelo arquiteto Júnior Basílio. Democrático, o espaço propicia laser para crianças, jovens e adultos, sobretudo nos finais de semana, que buscam diversão e gastronomia. O espaço também sedia grandes eventos, como o Carnaverão – carnaval de rua, Arraiá do Zé Bagunça, Shows, dentre outros, recebendo não apenas os bueno-brandenses, mas também turistas atraídos pelas cachoeiras e montanhas da Mantiqueira. sentença condenatória dos inconfidentes. Em seguida, por meio de decreto-lei do governo federal, criou-se o Museu da Inconfidência, que completaria a ocupação do imóvel, sendo inaugurado em 11 de agosto de 1944.
espaçoCoreto da Praça Virgílio de Melo Franco

Foto de Lucas Jesus da Silveira
Aluno Doutorado em Ciência Florestal

O novo Coreto da Praça Virgílio de Melo Franco, Bueno Brandão-MG, integra o projeto arquitetônico e paisagístico de revitalização desse local, coordenado pelo arquiteto Júnior Basílio. Democrático, o espaço propicia laser para crianças, jovens e adultos, sobretudo nos finais de semana, que buscam diversão e gastronomia. O espaço também sedia grandes eventos, como o Carnaverão – carnaval de rua, Arraiá do Zé Bagunça, Shows, dentre outros, recebendo não apenas os bueno-brandenses, mas também turistas atraídos pelas cachoeiras e montanhas da Mantiqueira.
espaço
Igreja Matriz São Paulo – Muriaé

Foto de Luana Maria Pacheco Schittino
Aluno do curso de Bioquímica

Matriz São Paulo em Muriaé é a igreja central e principal da cidade, tendo São Pedro e São Paulo como santos que, por sua vez, são os padroeiros da cidade. Foi uma das primeiras a ser construída na cidade e chama atenção por sua vista de cima, pois tem arquitetura construída em formato de cruz.
espaço
Ponte Metálica (Ponte velha) – Cataguases

Foto de Pedro Augusto Marazzo de Sousa

Um dos principais patrimônios históricos de Cataguases, a Ponte Metálica (Popularmente conhecida como Ponte Velha) foi um símbolo do progresso da cidade no início de sua era industrial. Construída em 1915, era um dos pórticos de entrada. Nela pode-se se ler, no sentido dos que chegam, a frase em latim: “Pacificusne est ingressus tuus?” (Pacifica é a sua chegada?). Já para os que se vão, fica o recado: “Revertere ad me, suscipiam te” (Volta que te receberei). Atualmente, resistindo bravamente ao tempo, ela ainda cumpre sua função de ligar as duas Cataguases, à esquerda e à direita do Rio Pomba.

espaçoEstátua do Cafeicultor

Foto de Renata Cristina Pazeli Albuquerque
Aluna do curso de História

A Estátua do Cafeicultor, também conhecida como Estátua do Homem do Café, foi inaugurada em 2004 como representação e homenagem aos trabalhadores rurais da região de Manhuaçu-MG, grande produtora e exportadora de café. Ela representa o reconhecimento desses trabalhadores como figuras importantes na manutenção da economia local.
espaço
Portal de entrada da cidade de Florestal MG

Foto de Wagner Jùnior Amaral
Técnico em Agropecuária. Formado na graduação em Gestão Ambiental, UFV-CAF.

Portal de entrada a cidade de Florestal MG, e chegada ao portão de entrada a UFV-CAF/ CEDAF! Faz-se a bela paisagem arquitetônica ao município, atraente para turistas, visitantes, estudantes a Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal.

© 2020 Universidade Federal de Viçosa - Todos os Direitos Reservados