Exibição de HQ em Nanquim na Estação Cultural

A Estação Cultural, em parceria com a Pinacoteca da UFV, apresentará a exposição “Olha o trem, Marden”, de 29 de agosto a 29 de setembro de 2023, da artista Esther Magri, aluna do Curso de Direito da Universidade Federal de Viçosa. A proposta expositiva, que foi selecionada pelo Edital 012/2022/PEC da Pinacoteca da UFV, apresentará ao público a narrativa gráfica da história de Marden em nanquim sobre papel. A história que inspirou a exposição nas palavras da artista:

“O quadrinho retrata um enigma em torno da lenda urbana pertencente à Universidade Federal de Viçosa (UFV). Um aluno, Marden, foi atropelado pelo trem enquanto voltava da universidade, e desde então, dizem que seu espírito vaga pelos trilhos. Todos os anos, no dia de sua morte, na rua em que passam os trilhos, é escrito “Olha o Trem Marden”, não se sabe como e não se sabe por quem…
O quadrinho gira em torno da vida de duas pessoas, que acreditam terem visto Marden na Universidade muito tempo após sua morte. No ano de 2020, em razão da Pandemia de Covid-19, muitos estudantes deixaram a cidade de Viçosa, e, os que não a deixaram, permaneceram em isolamento. Duas pessoas deram o azar de, ao saírem de suas casas, verem um desconhecido nas ruas da UFV, mas não um desconhecido qualquer… caso o vejam por aí, digam-no para olhar o trem! (Esther Magri)”

A abertura do evento será no dia 29 de agosto de 2023 (terça-feira), das 18h30 às 20h30, na Estação Cultural e faz parte das atividades artístico-culturais em comemoração aos 97 anos da Universidade Federal de Viçosa.
O evento tem entrada gratuita e conta com a realização da UFV, por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Divisão de Assuntos Culturais, Estação Cultural e Pinacoteca da UFV. O evento é apoiado pelo Edital 03/2023 da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), que visa estimular a difusão do conhecimento, apoiando e patrocinando eventos de caráter científico, tecnológico e cultural promovidos por órgãos vinculados à UFV, pela Unidade Interdisciplinar de Políticas Inclusivas (UPI/UFV) e Divisão de Eventos.

Período da Exposição 29/08 ao dia 29/09/2023
Horário: 10h às 13h e das 14h30 às 18h
Local: Estação Cultural – Campus Viçosa
Visitas em grupo deverão ser agendadas pelo e-mail: estacaocultural@ufv.br